segunda-feira, 20 de julho de 2009

ANÁLISE DO POEMA DE BAUDELAIRE COM BASE NO TEXTO “ESTRUTURALISMO E CRÍTICA LITERÁRIA”


Por Alline Gonçalves do Nascimento DRE: 107408519



Com base no texto “Estruturalismo e crítica Literária” quero tecer alguns comentários que servirão como base de análise e contextualização do Estruturalismo do ponto de vista deste trabalho. Sobre a técnica da Bricolage que* “consiste em exercer sua atividade utilizando conjunto de instrumentos..que não foram fabricados em vista dessa atividade” e a Técnica de síntese que utiliza elementos diversos nos quais se unem para formar um novo elemento, exercendo funções distintas das anteriores e que estão muito presentes no estruturalismo.

O estruturalismo é uma corrente de pensamento que teve por base o modelo lingüístico de Ferdinand Saussure. Propondo que a análise estrutural leve a delinear a associação que existe entre um sistema de formas (signo) e um sistema de sentidos (idéia de significado).

As técnicas citadas anteriormente permitem a este modelo que se apropria da obra inicial ( de sua estrutura) e dela retira o que será útil ( formas menores) e a partir desta recria algo novo mas que tem o subsídio em uma estrutura já existente ou seja um significado maior na qual a obra já está mergulhada.

Contudo a análise estruturalista se dá no momento em que encontramos revelado no código a mensagem de forma a pertencer a esta estrutura. De acordo com os comentários feitos acima lanço algumas considerações acerca do poema “A destruição” do poeta Baudelaire, que foi um dos precursores do simbolismo na França.

A DESTRUIÇÃO

Sem cessar, ao meu lado, o Demônio arde em vão;
Nada em torno de mim como um ar vaporoso;
Eu degluto-o e sinto-o, a queimar-me o pulmão,
Enchendo-o de um desejo eterno e criminoso.

Toma, ao saber o meu amor à fantasia,
A forma da mulher, que eu mais espere e ame,
E tendo sempre um ar de pura hipocrisia,
Acostuma-me a boca a haurir um filtro infame.

Longe do olhar de Deus ele conduz-me assim,
Quebrado de fadiga e numa ânsia sem fim,
Às planícies do tédio, infinitas, desertas,

E atira aos olhos meus, cheios de confusão,
Ascorosos rasgões e feridas abertas,
E os aparelhos a sangrar da Destruição

O poema é composto de dois quartetos e três tercetos onde a musicalidade se evidencia na primeira e segunda estrofe na combinação fonética entre os primeiros e terceiros versos (Vão/ pulmão – fantasia/ hipocrisia) e os segundos e quartos versos (vaporoso e criminoso- ame /infame). Nos dois últimos tercetos a musicalidade se mantém através da contínua combinação de fonemas.

Outra característica evidente no poema seria a sinestesia que leva ao leitor a experimentar o poema através dos sentidos humanos como na primeira estrofe “Eu degluto-o e sinto-o, a queimar-me o pulmão”.

A presença do Demônio ao lado do eu-lírico logo no primeiro verso nos indica a afirmação do tema “Destruição” trazendo nesta primeira estrofe, palavras (signos) que trazem o mesmo significado por pertencerem a mesma estrutura semântica como: Demônio, arder, queimar, eterno e criminoso.

Na segunda estrofe o jogo de palavras na expressão, “pura hipocrisia” se opõem a idéia do Amor como forma de pureza encontrada no Naturalismo por exemplo, que agora já não é suficiente para purificar os amantes, então se transforma em “pura hipocrisia”.

Na terceira estrofe o eu-lírico revela seu estado de alma usando adjetivos como fadigado, ansioso e tedioso.

Por fim ele deixa claro que a sua frente tem uma realidade que o fere e que o faz sofrer e queimar disseminando a destruição.

Para concluir este trabalho percebe-se que o objeto em si, se torna visível a partir de sua estrutura, que neste caso seriam suas características lingüísticas e formais citadas acima. No entanto essas características não se limitam e esta obra e junto com outras fornece modelos (estruturas) para que uma nova corrente ou maneira de ver a realidade se estabeleça a partir da recomposição, maneira pela qual foi constituída a obra inicial, ou seja, sua síntese.

BIBLIOGRAFIA

WWW.wikipedia.com.br

Visitado 16 de julho às 21h.

Estruturalismo e critica literária. (texto copiado da pasta de Teoria Literária Prof. :Caio)

Aluna: Alline Gonçalves do Nascimento DRE: 107408519

Um comentário:

  1. Idem ao comentário anterior: se o trabalho tivesse sido entregue em condições normais, poderia receber uma avaliação maior. Entretanto, em virtude das cirusntâncias, e para valorizar quem seguiu os procedimentos corretos, segue a nota mínima.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.