domingo, 5 de julho de 2009

Manifestação Estruturalista

De acordo com os assuntos discutidos durante o curso de Teoria Literária IV, estruturalismo é uma corrente de pensamento originada da linguística de Ferdinand Saussure e que caracteriza a relação social como um conjunto de relações, que formam uma estrutura. Entendemos que esse conjunto de relações pode ser caracterizado como um modo de pensar, ou uma maneira de ver o mundo, a partir do raciocínio de que o estruturalismo é um método de análise, onde se analisa as funções e relações dos sistemas, criando modelos explicativos da realidade. De acordo com a teoria do estruturalismo, os significados dentro de determinada cultura são produzidos e reproduzidos através de diversas práticas, fenômenos e atividades que funcionam como sistemas de significação.

A abordagem estruturalista dá ênfase na forma, acreditando que a forma é reflexo da essência. De acordo com essa corrente de pensamento, a obra deve ser vista como um sistema de significação demonstrada através de códigos. O poema, por exemplo, é considerado uma supercodificação e, para compreendê-lo é necessário utilizar-se do método analítico.

Para o estruturalismo, o todo é mais importante e maior que a soma das partes, visto que as partes simbolizam as relações e o todo, a estrutura. De acordo com a teoria estruturalista, não existem fatos isolados, pois esses fatos são considerados partes de um todo maior. Com isso, para compreender algo, é necessário observar tudo o que está relacionado.

Observamos também que o estruturalismo não pode ser visto apenas como um método, mas também como uma tendência de pensamento, ou uma ideologia, onde se valoriza a estrutura às custas das substâncias, onde se pode supervalorizar seu valor explicativo.

Comparando o estruturalismo com a hermenêutica, constatamos que o estruturalismo se diferencia um pouco da hermenêutica pelas diferentes posições críticas adotadas por cada um, porém ambos estão bastante unidos. A hermenêutica possui uma idéia de círculo hermenêutico, onde não é possível compreender o todo sem que entendamos as suas partes, ou compreender as partes a menos que entendamos o todo. Esta visão, o estruturalismo não possui. Para ele, as partes não possuem significado se forem analisadas isoladamente. Acreditamos que estruturalismo e hermenêutica se complementam, visto que extraem significações complementares.

O objetivo da atividade estruturalista se dá em reconstituir um objeto, manifestando suas regras de funcionamento. A estrutura é uma simulação do objeto, onde se faz possível visualizar o que era invisível, ou impossível de ser compreendido no objeto inicial. A criação estruturalista não é uma impressão do mundo, mas uma re-fabricação desse mundo, de forma que ele possa ser compreendido, o que nos leva a concluir que o estruturalismo é uma atividade de imitação, com o objetivo de facilitar a compreensão.


Bibliografia:

Textos: “Estruturalismo e Crítica Literária” e “A Atividade Estruturalista”

Anotações em aula.


Por Caroline Campos Macedo – DRE 106078044 e Laís Costa Ferreira – DRE 107390952

Um comentário:

  1. Caroline e Laís, o texto, apesar de um pouco condensado demais, mostra que vocês refletiram sobre o tema do curso. Vocês poderiam ter citado os textos lidos, dar alguns exemplos etc. A parte sobre a hermenêutica, por exemplo, contém alguns equívocos. Acho que faltou um pouco mais de leitura. Mas o texto ficou satisfatório. Abraços e boas férias.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.