quinta-feira, 2 de julho de 2009

REMORSO PÓSTUMO - Baudelaire

REMORSO PÓSTUMO
Quando fores dormir, ó bela tenebrosa,
Em teu negro e marmóreo mausoléu, e não
Tiveres por alcova e refúgio senão
Uma cova deserta e uma tumba chuvosa;
Quando a pedra, a oprimir tua carne medrosa
E teus flancos sensuais de lânguida exaustão,
Impedir de querer e arfar teu coração,
E teus pés de correr por trilha aventurosa
O túmulo, no qual em sonho me abandono
Porque o túmulo sempre há de entender o poeta,
nessas noites sem fim em que nos foge o sono,
Dir-te-á: "De que valeu cortesã indiscreta,
Ao pé dos mortos ignorar o seu lamento?"
- E o verme te roerá como um remorso lento.
CHARLES BAUDELAIRE





Remorso póstumo de Charles Baudelaire(1821-1867)é um soneto Romântico composto de rimas ricas e pobres, agrupadas de forma interpolada.

Características Românticas exacerbadas ficam evidentes nesse poema: a atração pela morte, a apreciação da beleza cadavérica de uma mulher, o elemento noturno,a solidão, a depressão, a fugacidade da vida, a imagem do mausoléu e dos vermes e etc.

Na primeira estrofe , o poeta diz que ao invés da bela moça ter seu quarto habitual, este fora trocado por uma tumba fria, onde ela não terá mais o conforto e o calor que outrora tivera.

Quanto à forma, podemos notar nesse primeiro quarteto a presença de muitas vogais fechadas, dando a idéia de prisão,de clausura.

Na segunda estrofe, novamente essa idéia de confinamento, quando ele diz que a pedra oprimirá a carne da jovem, impedindo-a de "querer e arfar com o coração e seus pés de correr por trilha venturosa".

O primeiro terceto mostra o gosto do poeta pela morte, ele diz que só a morte consegue entender a depressão poética, já que ela também é triste, fria e solitária como o sentimento dos poetas românticos da época.

No último terceto, a vida é questionada, pois, de que adiantou a jovem ser tão bonita e indiscreta cortesã, se agora só os mortos podem escutar seus lamentos e os vermes estão a comer sua bela carne, como um remorso lento. Ou seja, como a culpa que ela levará consigo eternamente pela vida que teve.

Fernanda M.D.Pinheiro 106047954

Um comentário:

  1. Fernanda, você escolheu um poema bastante representativo de Baudelaire, mas seu trabalho não chegou a trabalhar as ideias que discutimos durante o período. O texto limita-se a um comentário de cada estrofe, mas não aborda nenhum dos conceitos que vimos. Além disso, claro, não se pode esquecer que, ainda que o poema tenha características românticas, ele já tem todos os elementos que definem sua poética como moderna: o olhar crítico, abrasivo, quase cínico, o uso da ironia... enfim. Mas, no geral, o texto pode ser considerado satisfatório.
    Abraços e boas férias.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.