sábado, 20 de junho de 2009

Gótico: Um elemento na Poesia Moderna

De Charles Baudelaire a Augusto dos Anjos




É o tédio! - os olhos seus que a chorar sempre estão,

Fumando o seu buka, sonha com o cadafalso.

Tu o conheces, por certo, o frágil monstro, ó falso

Leitor, amigo meu, meu igual, meu irmão!

(Charles Baudelaire – As Flores do Mal)





Acostuma-te à lama que te espera!

O Homem, que, nesta terra miserável,

Mora, entre feras, sente inevitável

Necessidade de também ser fera.

(Augusto dos Anjos – Versos Íntimos)






As origens do Gótico

O termo gótico tem sua origem em tribos bárbaras germânicas (godos) que passaram pelo Império Romano. A partir do Renascimento, a visão da Idade Média como “Idade das Trevas” foi formada e o termo passou
a ser usado para classificar a arte cristã produzida entre o século XII e XVI, designando uma época, na qual predominaria a obscuridade e o mistério. Esta visão também esteve presente no Iluminismo.

A arquitetura foi a primeira manifestação da arte Gótica e teve sua origem na França. Igrejas de arquitetura gótica, como a Catedral de Notre Dame, além de representarem o desejo extremo de ascensão e comunhão com Deus, acabaram incorporando elementos pagãos, remetendo ao culto à natureza.
O romance gótico surge na Inglaterra como uma narrativa associada à tradição do fantástico e do maravilhoso. Esta literatura foi uma atitude contra as inquietações sociais e econômicas da época, logo, trata-se de uma narrativa subversiva.




O gótico na poesia

A poesia gótica deve ser entendida como moderna; aquela que tem a preocupação com o uso criativo e experimental da linguagem, tendo o objetivo de promover a singularização e um efeito inovador; é um tipo de contracultura. No gótico há o predomínio da imaginação somada a uma reflexão que causa surpresa, fantasia.

O labirinto é uma imagem trazida pelo gótico, representando a idéia de um lugar sem saída, mas com várias alternativas e sem ter noção do que irá ser encontrado pelo caminho; está ligado à busca, jornada. O labirinto não é um elemento externo, mas sim um reflexo do próprio interior.


A interpretação das poesias de cunho gótico passa pela teorização do Sublime (termo que possui as suas raízes na Antiguidade, do latim sublimis). Edmund Burke em “Investigação Filosófica sobre as nossas idéias de Sublime e Beleza” conceitua esta teoria. O Belo (perpetuação) seria algo ordenado, harmônico, prazeroso e encantador com limitações e formas que exigem um esforço para sua compreensão, enquanto o Sublime (preservação) seria selvagem, inexplicável, assimétrico, impactante e também prazeroso, mas de forma negativa, sem limitações que envolvem um esforço racional. O prazer do belo está ligado ao avanço de vida, compatível com a imaginação e o do sublime surge desafiando as forças vitais.



O gótico em Baudelaire & Augusto dos Anjos

O poeta Charles Baudelaire era um leitor de Edgar Allan Poe (escritor, poeta, crítico literário americano e um dos percursores da literatura de ficção científica, fantástica, moderna e gótica) e também tradutor de seus textos. Em sua obra, questiona o excesso de moral e sentimentalismo e se opõe à vida burguesa e às convenções da época. Em 1857 publica "Les Fleurs du Mal" (As Flores do Mal), que incorpora o grotesco (termo surgido no século XVI quando foram descobertas pinturas ornamentais em regiões da Itália; derivado do italiano La Grottesca ou Grottesco, advindos de grotta - gruta) à linguagem do romantismo.

O brasileiro Augusto dos Anjos ficou conhecido como “poeta negro” devido ao choque que seus versos causavam. Ele se utilizou de um vocabulário científico-poético, sendo inspirado pelo cientificismo, evolucionismo permeado pelo simbolismo, gerando uma poesia com tons macabros e obsessivos que mostram a destruição e decomposição física e psicológica. Em 1912 publicou o seu livro "Eu", mas que não teve a repercussão esperada. Apenas na 3ª edição, sob o título de "Eu e outras poesias" que o poeta conseguiu ser bem aceito pelo o público.

Tanto Baudelaire quanto Augusto dos Anjos utilizam em seus versos elementos góticos, fúnebres e repulsivos. São poesias carregadas que trazem o gosto pelo difícil e pela evasão capazes de unir elementos, até então, distantes do nosso pensamento.
O poema "Uma Carniça" (Une Charogne) de Baudelaire apresenta a união do grotesco com o sublime:





Recorda-te do objeto que vimos, ó Graça,
Por belo estio matinal,
Na curva do caminho uma infame carcaça
Num leito que era um carrascal!

Suas pernas para o ar, tal mulher luxuriosa,
Suando venenos e clarões,
Abriam de feição cínica e preguiçosa
O ventre todo exalações.

Resplandecia o sol sobre esta cousa impura
Por ver se a cozia bem
E ao cêntuplo volvia à grandiosa natura
O que ela em si sempre contém;

E o céu olhava do alto a carniça que assombra
Como uma flor desabrochar.
A fedentina era tão forte e sobre a alfombra
Creste que fosses desmaiar.

Moscas vinham zumbir sobre este ventre pútrido
Donde saíam batalhões
Negros de larvas a escorrer – espesso líquido
Ao largo dos vivos rasgões.

E tudo isto descia e subia, qual vaga,
Ou se atirava, cintilando;
E dir-se-ia que o corpo, inflado de aura vaga,
Vivia se multiplicando.

E este universo dava a mais estranha música,
Água a correr, brisa ligeira,
Ou grão que o joeirador com movimento rítmico
Vai agitando em sua joeira.

Apagava-se a forma e era coisa sonhada,
Um esboço lento a chegar,
E que o artista completa na tela olvidada
Somente por se recordar.

Uma cadela atrás do rochedo tão preto
Nos olhava de olhar irado
Para logo depois apanhar do esqueleto
O naco que havia deixado.

- E no entanto serás igual a esta torpeza,
Igual a esta hórrida infecção,
Tu, sol de meu olhar e minha natureza,
Tu, meu anjo e minha paixão.

Isso mesmo serás, rainha das graciosas,
Aos derradeiros sacramentos
Quando fores sob a erva e as florações carnosas
Mofar só entre os ossamentos.

Minha beleza, então dirás à bicharia,
Que há de roer-te o coração,
Que eu a forma guardei e a essência de harmonia
Do amor em decomposição.



No poema acima o poeta assume a postura do voyeur. O tema da morte é abordado de maneira mórbida, contemplado de imagens grotescas. Há a presença de dois extremos: a feiura do corpo em decomposição e a beleza da mulher, que acabou sendo comparada à carniça no sentido que esta beleza um dia será como a carniça. Esta aproximação não é de comum utilização na poesia lírica e tal fato resulta num estranhamento altamente perturbador que nos remete a conclusão que a finitude da vida seria bela. Há ainda uma mistura de sensações que compara a carniça com a mulher luxuriosa, como se o autor fosse seduzido pela visão macabra. O contraste do Belo e do Sublime se perpetua ao longo do poema. Nas três últimas estrofes se concentra a afirmação de que a beleza humana e feminina é finita e será absorvida pela Natureza. A carniça seria o destino final de qualquer ser e dele ninguém poderia fugir.

O “Poema negro” de Augusto dos Anjos se aproxima ao poema acima:



A Santos Neto

Para iludir minha desgraça, estudo.
Intimamente sei que não me iludo.
Para onde vou (o mundo inteiro o nota)
Nos meus olhares fúnebres, carrego
A indiferença estúpida de um cego
E o ar indolente de um chinês idiota!

A passagem dos séculos me assombra.
Para onde irá correndo minha sombra
Nesse cavalo de eletricidade?!
Caminho, e a mim pergunto, na vertigem:
Quem sou? Para onde vou? Qual minha origem?
E parece-me um sonho a realidade.

Em vão com o grito do meu peito impreco!
Dos brados meus ouvindo apenas o eco,
Eu torço os braços numa angústia douda
E muita vez, à meia-noite, rio
Sinistramente, vendo o verme frio
Que há de comer a minha carne toda!

É a Morte — esta carnívora assanhada —
Serpente má de língua envenenada
Que tudo que acha no caminho, come...
Faminta e atra mulher que, a 1 de janeiro,
Sai para assassinar o mundo inteiro,
E o mundo inteiro não lhe mata a fome!

Nesta sombria análise das cousas,
Corro. Arranco os cadáveres das lousas
E as suas partes podres examino. . .
Mas de repente, ouvindo um grande estrondo,
Na podridão daquele embrulho hediondo
Reconheço assombrado o meu Destino!

Surpreendo-me, sozinho, numa cova.
Então meu desvario se renova...
Como que, abrindo todos os jazigos,
A Morte, em trajos pretos e amarelos,
Levanta contra mim grandes cutelos
E as baionetas dos dragões antigos!

E quando vi que aquilo vinha vindo
Eu fui caindo como um sol caindo
De declínio em declínio; e de declínio
Em declínio, com a gula de uma fera,
Quis ver o que era, e quando vi o que era,
Vi que era pó, vi que era esterquilínio!

Chegou a tua vez, oh! Natureza!
Eu desafio agora essa grandeza,
Perante a qual meus olhos se extasiam...
Eu desafio, desta cova escura,
No histerismo danado da tortura
Todos os monstros que os teus peitos criam.

Tu não és minha mãe, velha nefasta!
Com o teu chicote frio de madrasta
Tu me açoitaste vinte e duas vezes...
Por tua causa apodreci nas cruzes,
Em que pregas os filhos que produzes
Durante os desgraçados nove meses!

Semeadora terrível de defuntos,
Contra a agressão dos teus contrastes juntos
A besta, que em mim dorme, acorda em berros
Acorda, e após gritar a última injúria,
Chocalha os dentes com medonha fúria
Como se fosse o atrito de dois ferros!

Pois bem! Chegou minha hora de vingança.
Tu mataste o meu tempo de criança
E de segunda-feira até domingo,
Amarrado no horror de tua rede,
Deste-me fogo quando eu tinha sede...
Deixa-te estar, canalha, que eu me vingo!

Súbito outra visão negra me espanta!
Estou em Roma. É Sexta-feira Santa.
A treva invade o obscuro orbe terrestre.
No Vaticano, em grupos prosternados,
Com as longas fardas rubras, os soldados
Guardam o corpo do Divino Mestre.

Como as estalactites da caverna,
Cai no silêncio da Cidade Eterna
A água da chuva em largos fios grossos...
De Jesus Cristo resta unicamente
Um esqueleto; e a gente, vendo-o, a gente
Sente vontade de abraçar-lhe os ossos!

Não há ninguém na estrada da Ripetta.
Dentro da Igreja de São Pedro, quieta,
As luzes funerais arquejam fracas...
O vento entoa cânticos de morte.
Roma estremece! Além, num rumor forte,
Recomeça o barulho das matracas.

A desagregação da minha idéia
Aumenta. Como as chagas da morféa
O medo, o desalento e o desconforto
Paralisam-se os círculos motores.
Na Eternidade, os ventos gemedores
Estão dizendo que Jesus é morto!

Não! Jesus não morreu! Vive na serra
Da Borborema, no ar de minha terra,
Na molécula e no átomo... Resume
A espiritualidade da matéria
E ele é que embala o corpo da miséria
E faz da cloaca uma urna de perfume.

Na agonia de tantos pesadelos
Uma dor bruta puxa-me os cabelos,
Desperto. É tão vazia a minha vida!
No pensamento desconexo e falho
Trago as cartas confusas de um baralho
E um pedaço de cera derretida!

Dorme a casa. O céu dorme. A árvore dorme.
Eu, somente eu, com a minha dor enorme
Os olhos ensangüento na vigília!
E observo, enquanto o horror me corta a fala,
O aspecto sepulcral da austera sala
E a impassibilidade da mobília.

Meu coração, como um cristal, se quebre
O termômetro negue minha febre,
Torne-se gelo o sangue que me abrasa,
E eu me converta na cegonha triste
Que das ruínas duma casa assiste
Ao desmoronamento de outra casa!

Ao terminar este sentido poema
Onde vazei a minha dor suprema
Tenho os olhos em lágrimas imersos...
Rola-me na cabeça o cérebro oco.
Por ventura, meu Deus, estarei louco?!
Daqui por diante não farei mais versos.



Este poema é todo feito com base em imagens que nos dá impressão de que vários quadros foram moldados a cada estrofe. Nele há a presença da busca, que nos remete ao labirinto, pois se trata de uma busca por si mesmo, uma busca da origem. O andamento do poema é em declive (alto depois baixo). Na segunda estrofe temos a referência sobre a modernidade (“cavalo de eletricidade”) mostrando a vida como algo fugaz. As três estrofes seguidas montam o quadro da morte, no sentido de transformação, que assim como em Uma Carniça de Baudelaire, mostra que esse é o destino reservado para todo e qualquer ser humano.

A partir da 6ª estrofe o poema apresenta uma narrativa que representa uma viagem. Da 8ª e nas três seguintes o poeta reconhece a natureza como uma entidade a ser desafiada e mostra certa rebeldia, visto que a natureza só subtraiu, subvertendo a ideia da criação (“Em que pregas os filhos que produzes/Durante os desgraçados nove meses!”). Na 12ª estrofe são encontradas referências gráficas definidas e encenações que se prolongam até a 14ª estrofe. Na 16ª estrofe o poeta se transporta da visão européia para a sua natureza terrena, demonstra que a vida e a morte estão presentes nas menores partículas (“Na molécula e no átomo... Resume”), e cria uma ambiguidade ao desafiar/praguejar a natureza e a referência a Deus. No último verso da 17ª estrofe há um retrocesso à imagem da cena descrita nas primeiras estrofes (“E um pedaço de cera derretida”), cera esta advinda da procissão em que ele estava no início do poema. Na última estrofe o poeta revela o cansaço gerado pelo grande esforço utilizado na elaboração deste poema (“Rola-me na cabeça o cérebro oco”) e mostra que tal processo fora enlouquecedora ao ponto de ele afirmar que não irá mais escrever. (“Daqui por diante não farei mais versos”).


Após a análise e reflexão dos dois longos poemas, é possível caracterizar a temática do gótico na poesia como um recurso estético do excesso, liberdade e transgressão que se volta para o interior da natureza humana, se utilizando do caos como um artifício para a criação. A estranheza provocada pela linguagem escolhida resulta na singularidade da obra literária, com o objetivo de “chamar a atenção” do leitor em toda a sua concepção de vida e transformação, demonstrando que a morte se trata de uma passagem inevitável.



Por Giselle Campos DRE: 108062471

Turma: LEA

Fontes:

BAUDELAIRE, Charles. As Flores do Mal. São Paulo: Círculo do Livro, 1995. Tradução, posfácios e notas de Jamil Almansur Haddad.


CARVALHO, Ana Lúcia Teixeira de. Cartas Marcadas pela Dor de Existir. (Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Letras na área de Literatura Brasileira, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba, sob a orientação do Prof. Dr. Francisco José Gomes Correia). João Pessoa, 2007.


FONSECA, Deize Mara Ferreira. Sentir com a Imaginação: Edgar Allan Poe, Augusto dos Anjos e um Gótico Moderno. (Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob a orientação da Profª Drª Vera Lúcia de Oliveira Lins). Rio de Janeiro, 2006.


MANO, Carla da Silveira. A Tradição da Negatividade na Moderna Lírica Brasileira. (Tese apresentada ao Progama de Pós-Graduação em Letras na área de Teoria da Literatura da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, sob a orientação do Prof. Dr. Luiz Antonio de Assis Brasil). Porto Alegre, 2006.


MEDEIROS, Valério. O Grotesco em Baudelaire.


PHILLIPOV, Renata. Edgar Allan Poe e Charles Baudelaire Trajetórias e Maturidade Estética e Poética. (Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Língua e Literatura Francesa,da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, sob a orientação da Profª Drª Maria Cecília Queiroz de Moraes Pinto). São Paulo, 2004.


SILVA, Marinara Freire da. Augusto dos Anjos Vida e Poesia. João Pessoa: Ideia, 2001.


· Anotações referentes ao Curso de Teoria Literária III, ministrado pelo Prof. Caio Meira na Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2009.
· Anotações referentes ao Curso de Extensão O Gótico e a Poesia de Augusto dos Anjos, ministrado pela Profª Deize Mara Ferreira Fonseca na Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2009.


Sites consultados:

http://www.beatrix.pro.br/arte/cultura-obscura/gotico.html

http://tropicalgothic.com/

http://www.carcasse.com/revista/

http://www.ufrgs.br/proin/versao_2/biografias/index49.html

Um comentário:

  1. Giselle, seu trabalho está excelente, nota 10 mesmo. Bem escrito, articulado, aproveitando ideias retiradas de outros cursos feitos por você, tudo devidamente assinalado na bibliografia. No começo, pensei que se tratava de mais um trabalho copiado da internet. Mas me convenci que se trata de um texto seu, fruto de suas inquietações. Enfim, gostei bastante de ter lido este texto, parabéns. Abraços e boas férias.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.