terça-feira, 30 de junho de 2009

a leitura e seus desafios ...

a leitura de uma poesia
é a vivência de uma poesia
você vive
você sente
o que nela se acontece
participa
se adentra
se aventura
sem sentir falta do que realmente se é
vai se respirando daquele ar
vai se apresentando toda uma atmosfera
vai se contagiando daquela realidade incitada
você pode cantar sozinho no chuveiro
protegido por aqueles boxes
ao mesmo tempo está se apresentando
àquela proteção de vontade de se expôr
se apresentar à multidão
somos todos assim
iguais
querendo ser diferentes
diferentes
querendo ser iguais
eu quero me iludir
preciso dessa ilusão
para encarar a fria realidade
as tristes realidades
Todorov bem nos diz
as impressões podem ser enganosas
mas a "verdade absoluta" se vê na leitura imparcial
diferente da maioria
você pode ver o que quiser ver
o que nasceu para ver
e o que te fizeram sofrer para se conformar à visões externas às suas
todos os três acontecem ao mesmo tempo
como se da mesma árvore brotassem diversos frutos
você traz para dentro de si
você mastifa
engole
digere
todos esses frutos e os "interpreta"
é capaz de buscar um mundo muito melhor
aquele mundo onde todos nós nascemos
passamos boa parte de nossa infância
mas depois crescemos
e fomos embora
pode ser fácil
difícil
voltar
vai da imaginação de cada um
eu quero voltar
se cada um tem uma mente
cada um pensa de um jeito
cada um age propriamente
como imaginar
como interpretar
igual
?
como julgar o livro pela capa
é ter uma visão instantânea de um texto
uma expectativa
pode trair o leitor
?
pode se aproximar de seus anseios
?
não existe leitura fiél
não existe autor que se saiba
nem que saiba o outro
ninguém sabe ninguém
não há quem conheça a si mesmo
então como ler
?
cooooooooooooooooooooooommmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm
ooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
ttteeeeeeeeeeeeeeeeeeemmmmmmmmpppooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

Um comentário:

  1. Rute, estou pensando aqui que entregar um poema como trabalho de faculdade (coisa que já fiz, quando tinha 19/20 anos) pode ser, de alguma maneira, escapar à avaliação, pois se já é difícil avaliar um texto acadêmico, por todo tipo de leitura que ele pode ter, é praticamente impossível avaliar (ou seja, dar uma nota) a um poema. Não se pode dar uma nota a um poema. Assim, tentarei não avaliar o poema em si, suas qualidades como poema que é. Tentarei, ao contrário, "pesar" o quanto, na feitura do poema, podem ter participado as ideias que discutimos durante o período, isto é: as questões da leitura, da escrita, da crítica, da teoria literária, da interpretação etc. Parece-me que esse texto, de alguma maneira, questiona a leitura única, a interpretação prévia, congelada que se pode fazer de qualquer leitura, em especial a poética. Nesse sentido, você acertou em cheio, e isso é importante. Não sei se essa é uma leitura "fiel" do seu texto, mas é uma leitura que me permite lidar com a necessidade de avaliar seu texto.

    Dito isso, acho que ficou muito bom. Muito bom.

    Abraços e boas férias.

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