sábado, 27 de junho de 2009

Leitura da Literatura


A literatura foi criada para ser tanto admirada como estudada e criticada. É a partir da leitura que formamos nossas opiniões e argumentos a respeito de certas obras; é através das leituras anteriores que elevam-se as “normas e valores extraliterários” de cada leitor, sendo utilizados posteriormente em outros textos, conforme o fenomenologista Roman Ingarden. Ainda segundo ele, a literatura tem “uma existência dupla e heterogênea: ela existe independentemente da leitura, nos textos e nas bibliotecas, (…), mas ela se concretiza somente pela leitura.”. O texto refaz as ideias que o leitor possui da realidade com base nas suas “normas sociais, históricas e culturais”, na concepção de Wolfgang Iser.
O leitor é um dos componentes mais importantes de uma obra literária, pois pode ser um participante ativo dela. Ele a utiliza para entender a si mesmo e, ao fazê-lo, aplica seu conhecimento na busca pelo entendimento da obra. Parte do poder do leitor está em poder escolher quais textos irá ler e/ou criticar, acrescentando ou descartando seus conteúdos à sua biblioteca psicológica. Consequentemente, o leitor é livre e independente.
Por outro lado, o leitor pode não ser tão ativo ou livre assim, devendo ser uma função do texto ou estar implícito neste. No primeiro caso, de acordo com Riffatterre, há “o arquileitor, leitor onisciente ao qual nenhum leitor real poderia identificar-se, em virtude de suas faculdades interpretativas limitadas.”. Quanto ao leitor implícito, conforme Wayne Booth, é um substitute do leitor real, tendo a obra sob controle e sendo um correspondente do autor implícito. “Baseado no leitor implícito, o ato da leitura consiste em (…) imaginar os personagens e os acontecimentos, preencher as lacunas das narrações e descrições, construir uma coerência a partir de elementos dispersos e incompletos.” (trecho de O leitor, capítulo IV do livro “O demônio da teoria”, de Antoine Compagnon).



Renata B. Bastos
DRE: 107366898

Um comentário:

  1. Nossa, Renata, você devia estar com preguiça no dia em que fez o seu trabalho... Um parágrafo? Ficou bem aquém dos trabalhos dos seus colegas, não só entensão, mas em conteúdo também. A impressão aqui é que você fez o seu texto em dez minutos. Assim, sua nota não poderá passar de cinco. Se quiser refazer até o fim de semana, lerei posteriormente. Abraços,

    Caio

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.